terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Glicose x Frutose

A glicose e a frutose são monossacarídeos que apresentam a mesma fórmula molecular, mas diferentes funções, ou seja, são isômeros. Ambos estão relacionados com a propriedade de adoçar alimentos, então, uma pergunta muito pertinente pode surgir: porque não usar a frutose como uma alternativa à glicose na dieta de indivíduos diabéticos?

Em um primeiro momento pode até parecer uma excelente idéia, afinal, o grande problema do diabetes é a glicose. Mas neste ponto é que entra a atuação de um órgão, que com apenas 1/3 do seu tamanho, é capaz de manter normalizadas as funções metabólicas do organismo: o fígado.

No diabetes tipo 1, a falta de insulina mimetiza uma situação errônea de carência de nutrientes, pois não ocorre a entrada de glicose nas células, sinalizando a necessidade desse monossacarídeo. A frutose sendo metabolizada no fígado é convertida em: diidroxiacetona fosfato e gliceraldeído-3-fosfato, que podem entrar na via da gliconeogênese. O fígado e os rins são os únicos órgãos que possuem a enzima glicose-6-fosfatase, necessária para esse processo.

A gliconeogênese, por exportar glicose para a corrente sanguínea, acaba contribuindo para aumentar a sua concentração no plasma, o que pode ser danoso ao indivíduo diabético em condição de hiperglicemia. Logo, é preciso ter cuidado, pois apesar da frutose ser uma substância distinta da glicose, ela pode ser convertida em glicose pelo fígado.






Referências:

Bioquímica Básica, Bayardo B. torres, Anita Marzzoco

Princípios de bioquímica, Lehninger et AL

Anatomia Humana, Dangelo&FATTINI

http://static.hsw.com.br/gif/diabetes-glucose.gif

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/2quimica/7isoglifru.jpg


5 comentários:

  1. Yo no he encontrado lo que buscaba

    ResponderExcluir
  2. oi meu nome é graça tenho diabétis tipo 1 a 3 anos como de tudo - o açucar minha glicemia etá sempre entre 76 a 99 posso comer açucar? estou perguntando por curiosidade porque num gosto de doces de jeito algum obrigada

    ResponderExcluir
  3. oi meu nome é graça moro em brasilia sou diabética tipo 2 a 3 anos como de tudo - açucar minha glicemia está sempre entre 76 e 99 posso comer açucar? estou perguntando por pura curiosidade pois nunca gostei de doces gosto de massas .obrigada

    ResponderExcluir
  4. afinal, o diabético pode usar frutose?

    ResponderExcluir