quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Retinopatia Diabética


Retinopatia Diabética é um termo geral para todos os distúrbios da retina causados por uma complicação da Diabetes, podendo levar á cegueira.

É dividida em dois tipos principais: a não-proliferativa e a proliferativa.Ocorre quando há uma lesão microvascular (microangiopatia) na retina, sendo os níveis elevados de glicose uma das principais causas.

Na fase não-proliferativa , alguns vasos que nutrem a retina são bloqueados e algumas áreas da retina não são oxigenadas, induzindo a formação de novos vasos (neovascularização).

Na fase proliferativa, esta neovascularização é caracterizada por novos vasos anômalos e frágeis, estando propensos a romper e causar hemorragia vítrea, podendo causar uma perda da visão.

É uma complicação da Diabetes que não possui sintomas nos primeiros estágios, somente quando já houve uma hemorragia.Portanto o exame oftalmológico, no caso um mapeamento da retina (fundoscopia), deve ser feito regularmente para prevenir estágios avançados.

Com o tratamento e cuidados preventivos, como controlar os níveis glicêmicos, é possivel diminuir em até 95% o risco de cegueira.




Referências:
www.drqueirozneto.com.br/patologias/conteudo/retinopatia_diabetica
www.diabetes.org/diabetes-basics/prevention/pre-diabetes

Nenhum comentário:

Postar um comentário