quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Seu pedido é uma ordem!!!

Agora danou-se!!! Um me pede post simples, de coisas básicas; o outro me aparece com um diabo de lipotoxicidade, palavra que eu mal consigo pronunciar... e aí?! Como é que eu faço?! O jeito é acatar o pedido dos dois! Até porque eles sabem mais do que eu o que é que eu estou fazendo aqui. Mas como não é possível fazer tudo de uma vez só, vou começar com a simplicidade do nosso monitor (não que o professor não seja simples).

A intenção agora é de comparar o diabetes Mellitus com o diabetes Insipidus, mesmo que eles não tenham tantos pontos em comum. Mas para isso, é preciso primeiro diferenciar os principais tipos de mellitus (tipo 1, tipo 2, gestacional, tipo mody) e de insipidus (nefrogênica e central).

Diabetes Mellitus

  1. Tipo 1: acontece mais comumente em pessoas com idade inferior a 35 anos, mas pode surgir em qualquer etapa da vida. É de causa idiopática (desconhecida) ou por problema auto-imune (geralmente hereditário). Nesta última, as próprias células do sistema de defesa do corpo reconhecem as células beta do pâncreas como agente agressor do organismo e as atacam, assim destruindo-as. Com isso, o corpo passa a ter sua produção de insulina prejudicada e torna-se necessário a aplicação de insulina sintética no paciente para se controlar o nível glicêmico sanguíneo.
  2. Tipo 2: aparece em qualquer idade, mas era incomum em adolescentes. Com o avanço dos fast-foods e do sedentarismo - aliados à obesidade - está ficando não tão raro encontrar jovens portadores de DM tipo 2. Tem a causa fundamental no mal comportamento do indivíduo, apresentando como fatores de risco o histórico familiar, peso inadequado, má alimentação, falta de atividade física, hipertensão. Tudo isso leva ao surgimento da resistência à insulina pelas células (principalmente musculares e adiposas). Inicialmente, há grande produção de insulina para compensar a sensibilidade diminuída, mas depois pode ser que a produção também diminua. Boa alimentação, atividade física constante e medicamentos orais fazem parte do tratamento tradicional. Às vezes é necessário acrescentar a insulina.
  3. Gestacional: ocorre quando há alteração dos níveis glicêmicos pela primeira vez na vida da paciente durante a gestação. Pode acontecer e, ao final da gestação, desaparecer; e pode perdurar para o resto da vida como um diabetes mellitus tipo 2. Geralmente é recomendado apenas reeducação alimentar e monitoramento glicêmico. Medicamentos orais é contra-indicado nesta situação. Gravidez em mulheres acima de 25 anos e bebês muito acima do peso constituem fatores de risco.
  4. Tipo Mody: é o tipo de diabetes desenvolvido a partir da existência de mutações no gene MODY. Existem diabéticos tipo 1 e tipo 2 que apresentam esta mutação. Ela é autossômica dominante, de maneira que, quem a possui tem 95% de chances de apresentar a doença.
Diabetes Insipidus

  1. Nefrogênica: os rins não respondem ao hormônio antidiurético (ADH), que é secretado pela hipófise e estimula os rins a concentrar a urina e conservar água. Assim, o volume excretado de urina é muito grande e ela está sempre diluída. Pode ser hereditário e medicamentos que agridem os rins também podem causar a doença.
  2. Central: disfunção da porção posterior da glândula pituitária, geralmente no hipotálamo. Dessa maneira, o problema é na secreção de ADH pela hipófise. Cirurgias nessa área podem causar tal problema.
Agora sim podemos diferenciar as duas:
Mellitus - existe uma diurese osmótica pela alta concentração de glicose no sangue; tratamento com insulina ou medicamentos orais, atividade física, boa alimentação ou cirurgias (transplantes); causas distintas, como citado anteriormente;
Insipidus - existe uma diurese devido a deficiência de produção ou da ação do ADH; tratamento (depende da causa) pode ser realizado com a ingestão de muita água e medicamentos; causas distintas, como citado anteriormente.

Enfim, o que há de semelhante é que é de se espantar: apenas a poliúria! Por isso o nome diabetes (que significa sifão).

E agora, monitor?! Minha curta e básica sabedoria te satisfez?!...

...calma professor, a sua vez chegará!



Referências:
http://biblioteca.universia.net/ficha.do?id=235673
http://www.medicinageriatrica.com.br/2008/01/19/saude-geriatria/1069/
http://www.diabetes.org.br/
http://2.bp.blogspot.com/_DDCIeKjLjYI/SiBxiWoSWWI/AAAAAAAAATQ/o2I5EYg3b24/s320/Diabetes+Mellitus.jpg
http://spe.fotolog.com/photo/46/14/66/calistenia/1236364984461_f.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário