quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Formiga no Lixo?

Nem sempre um problema de saúde é descoberto pelos métodos convencionais, às vezes, certos acontecimentos são, no mínimo, exóticos.

Um caso curioso: A personagem “x”, nunca aparentou problemas de saúde, era jovem, com peso adequado à altura e à idade. Mas algo em especial chamou sua atenção: no lixo de sua casa apareceram algumas formigas.

Sim, formigas!!! Isso aparentemente não é algo estranho, afinal, quem nunca viu uma formiga em casa, ao esquecer um doce aberto, ou mesmo um papel sujo de doce que pudesse atrair esse bichinho devorador de açúcar?!

Bom, mas o diferente nesse caso, é que as formigas estavam na lixeira do banheiro. Considerando que nesse lixo não se colocam doces e outras coisas do tipo, e sim papel higiênico utilizado após urinar (ou após outras coisas), essa situação se mostra realmente inusitada.

Um pensamento que surge para a personagem “x”: algo está errado. E como conseqüência de algo errado, o ideal é procurar um médico. Tempos depois, o diagnóstico: diabetes. Não é exatamente uma notícia agradável, mas é preferível do que as conseqüências que uma doença pode trazer, caso não seja diagnosticada de forma precoce.

O cerne da questão foi a presença de glicose na urina, a glicosúria. Sendo que esse fato também pode ser sintoma de outros distúrbios, que não apenas o diabetes. Quem diria que uma formiga poderia ser a suspeita de uma doença? Pois bem, agora pode!



Referência:
http://www.noticiashospitalares.com.br/mar2003/image/formiga.jpg

Um comentário:

  1. Grata surpresa encontrar informação não somente inteligente, relevante, mas também muito interessante, no mínimo.

    ResponderExcluir