domingo, 29 de novembro de 2009

Congresso = Novas Resoluções


A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) se posicionou acerca da cirurgia do diabetes, que é uma variação da cirurgia bariátrica, no I Congresso Panamericano de Cirurgia do Diabetes tipo 2, realizado no último dia 16.

Esta cirurgia consiste na redução estomacal acompanhada da retirada da primeira porção do intestino (duodeno), o que provoca um caminho diferente para o alimento. Isso provoca um aumento no estímulo da produção de insulina e reduz a resistência a ela.

No Congresso foram discutidos os seguintes tópicos:
  • Diabéticos que possuem o IMC (índice de massa corporal) maior ou igual a 35 kg/m2 e não são bem controlados com tratamento clínico e modificações no estilo de vida DEVEM ser considerados para a realização da cirurgia gastrointestinal. E no caso daqueles que possuem o IMC entre 30 e 35 kg/m2 e o diabetes tipo 2 não está controlado também PODEM contar com a alternativa cirúrgica. A cirurgia parece ser a opção mais adequada até este momento para estes pacientes;
  • Novos procedimentos, como transposição ileal e gastrectomia vertical, devem acontecer apenas em protocolos aprovados por comitês de ética em pesquisas locais ou nacional. Mesmo tendo apresentado resultados promissores em estudos iniciais;
  • Prioridade é dada a pesquisas com diabéticos do tipo 2 com IMC abaixo de 30 kg/m2;
  • A SBCBM está aberta a receber todos os grupos que desenvolvem estudos no assunto, para que a pauta seja de conhecimento de qualquer interessado e que adquira maior credibilidade no meio científico;
  • Estudos controlados e randomizados são incentivados para que comprovem a utilidade de cirurgias do trato intestinal no tratamento de diabéticos mellitus tipo 2.

Todos eles foram aprovados, já que tiveram mais de 75% de aprovação. Entretanto, é importante lembrar que deve haver uma reestruturação do regime alimentar do paciente submetido a tal operação, já que a eliminação de parte do intestino compromete a absorção de vitaminas e minerais que acontecia ali. Dessa forma, evita-se possíveis complicações.

A cirurgia de interposição do íleo (criada pelo Dr. Áureo Ludovido de Paula) é considerada ilegal pelo Conselho Nacional de Saúde, mas tem apresentado resultados favoráveis, pois esta porção final do intestino libera hormônios que induzem a ação da insulina.



Referências:
http://www.sbcb.org.br/asbcbm_noticias.php?not_id=10
http://www.tuasaude.com/cirurgia-para-diabetes/
http://www.endocrino.org.br/cirurgia-do-diabetes-dm2-interposicao-ileo-conep-cfm/
http://www.jornalpequeno.com.br/Fotos/JP22436.68009.A.jpg
http://www.diabetescirurgia.com.br/MyImages/diabetes.jpg

3 comentários:

  1. Peço desculpas por não ter conseguido aumentar a segunda figura para melhorar a visualização. Mas ela explica o que acontece: redução do estômago e retirada do duodeno!

    Abraços,
    Manuela.

    ResponderExcluir
  2. Esquenta não Manu.!
    deu pra ler tudo direitinho

    =D

    ResponderExcluir
  3. Johnny, vc é lindo! :) hehe
    obrigada pelo esforço!!

    :D

    ResponderExcluir