terça-feira, 10 de novembro de 2009

A transdução de sinal do glucagon


A transdução de sinal é o mecanismo pelo qual o hormônio interage com as células, de modo a provocar modificações nos processos intracelulares. Uma das vias de transdução utilizada pelo glucagon é a via da PKA (proteína kinase dependente de AMPc), e ela inicia-se com a interação do hormônio com receptores específicos na superfície celular.

Essa interação provoca uma mudança na conformação do receptor, que por sua vez, se associa à proteína G, que é uma proteína transdutora de sinal. A proteína G é formada de três subunidades, alfa–beta-gama, sendo que a subunidade alfa está ligada a GDP,e a ligação entre receptor de membrana e proteína G promove a troca GDP->GTP.

A subunidade alfa se dissocia das outras, e na sua forma livre “alfa-GTP", associa-se à enzima adenilato ciclase, que uma vez estimulada, catalisa a conversão de ATP em AMPc. O nível de AMPc aumenta, resultando na ativação da PKA. As reações de fosforilação catalisadas pelo PKA são responsáveis pela interferência metabólica do glucagon.



Referências:
http://www.biologia.arizona.edu/biochemistry/problem_sets/carbomet/graphics/05t.jpg;
Bioquímica Básica, Bayardo B. Torre, Anita Marzocco;
Princípios de Bioquímica, Lehninger at al



Nenhum comentário:

Postar um comentário