segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Vamos comer peixe?

Recentemente incluído na Dieta do Mediterrâneo, o peixe é um alimento de grande impacto benéfico na prevenção/tratamento do diabetes Mellitus tipo 2.

Esta dieta é baseada na alimentação característica de populações viventes em países da região do Mar Mediterrâneo, como França, Espanha, Itália, Grécia, entre outros. Estudos já comprovaram que tal comportamento alimentar acompanhado de atividades físicas melhora drasticamente a expectativa e a qualidade de vida dos seguidores de tal dieta.

Mas nem só de peixe vive o ser humano. A Dieta do mediterrâneo (que não é fundamentada em restrições, e sim em indicações) aconselha os seguintes componentes para o cardápio: alto coeficiente de ácidos graxos monoinsaturados/saturados, ingestão moderada de álcool, alta ingestão de legumes, vegetais, grãos, frutas e sementes, baixa ingestão de carne e derivados, ingestão moderada de leite e seus derivados e é claro, peixe! Todavia, nessas intervenções nutricionais, é fundamental que os gostos e as preferências do paciente sejam respeitados para que tal estratégia seja eficiente.

Os benefícios desta dieta na prevenção do diabetes tipo 2 são proporcionais ao grau de aderência dos participantes às recomendações nutricionais recebidas.

A Dieta do Mediterrâneo é eficaz, pois a alta ingestão de frutas, vegetais, grãos integrais, castanhas, feijão e outras sementes garante o fornecimento de antioxidantes, minerais, vitaminas e micronutrientes que são essenciais no correto funcionamento do nosso organismo, auxiliando também na prevenção de doenças. E as gorduras monoinsaturadas são antiinflamatórias e atuam contra o desenvolvimento de processos celulares que dão início às doenças.

Com toda essa ação, a Dieta do Mediterrâneo previne o Diabetes Mellitus tipo 2, a Obesidade, doenças cardíacas, alguns cânceres e Mal de Alzheimer.

Então, o jeito é mesmo comer peixe!! E, de preferência, deixando o camarão, a lagosta e os outros frutos do mar de lado, já que esses necessitam de condimentos que cortam os benefícios do peixe na alimentação.





Referências:
http://www.abcdasaude.com.br/dieta/index_Livro.php
http://www.diabetes.org.br/colunistas-da-sbd/debates/1050-dieta-do-mediterraneo-peixes-frutos-do-mar-e-risco-de-diabetes-tipo-2
http://www.medialsaude.com.br/medicinaPreventiva.asp?menuMP=6B&Id=299
http://cito.com.br/site/fotos/16.jpeg

Nenhum comentário:

Postar um comentário